Você já ficou alguma vez endividado? Já passou por uma situação de aperto e não conseguiu mais pagar as contas no prazo? Saiba que com nossa ferramenta gratuita e um pouco de disciplina você pode mudar a situação a seu favor. O dinheiro suado que você ganha todo mês precisa ser valorizado. Para isso, você deve fazer um orçamento doméstico e usar nossa planilha gratuita de Controle Financeiro Pessoal. O orçamento doméstico já é uma realidade entre as famílias da atualidade. Nele você deve registrar todas suas receitas, gastos e as dívidas. Embora seja uma realidade entre muitas famílias, muitas pessoas ainda não o fazem por não terem muita familiaridade com planilhas eletrônicas. As consequências não são favoráveis: contas atrasadas, dívidas crescentes, cheque especial no limite, cartão de crédito estourado e muita dor de cabeça por causa das preocupações. A boa notícia é que as ferramentas implementadas em planilhas automáticas eliminam essa barreira da tecnologia. Com isso, ao usá-las, as pessoas passam a resgatar a estabilidade financeira que haviam perdido com as dívidas. Segundo o IBGE, as despesas do brasileiro se distribuem nas seguintes categorias:
Exitem diversas planilhas que auxiliam o controle das finanças pessoais:
Controle Financeiro;
Planejamento e Controle Financeiro pessoal;
Controle de Contas a Pagar;
Controle de Contas a Receber;
Controle de Investimentos;
Controle de Gastos com Cartão de Crédito.
Depois de escolher a planilha que melhor atende suas necessidades, o próximo passo é lançar todos os gastos, despesas e receitas do período a ser avaliado. Como já reforçado, é preciso ter disciplina no lançamento de todos os dados de forma regular. Depois de anotar todos as despesas e receitas, é preciso salvar antes de sair. Listamos algumas despesas a serem cadastradas:
Aluguel ou prestação da casa própria
Receitas extraordinárias
Pagamento de dívidas em atraso
Receita total
Despesas
Custos com a moradia
Aluguel
Condomínio
Prestação da casa
Conta de luz
Conta de água
Gás
Impostos
Telefone
Celular
Consertos/manutenção
Alimentação
Supermercado
Feira/sacolão
Transporte
Prestação do carro
Seguro
Combustível
Estacionamentos
Impostos
Ônibus/metrô/trem
Gastos com medicamentos
Plano de saúde
Médicos/dentistas
Mensalidades escolares/ faculdade
Farmácia
Educação
Cursos extras – idiomas/especialização
Vestuário
Lazer/informação
Academia
Jornais/revistas
Imposto de Renda (adicional)
TV por assinatura
Lavanderia
Internet
Lazer, entre outros
Embora sua planilha de orçamento doméstico possa ser bem robusta, não há como prever tudo. Assim, é bom que você faça uma coluna extra reservada para as despesas não planejadas. Elas sempre aparecem. Isso é bom para você não perder o controle da situação. Usar a planilha financeira é fácil. Não é preciso nenhum conhecimento específico em administração, finanças ou economia para conseguir percorrer todas as funcionalidades da planilha.
os resultados começam aparecer após três meses de controle. Manter a disciplina de controlar as despesas é a melhor forma de dominar suas finanças pessoais.
Comments