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Planilha Ideal - Redação

Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /ch/?

Atualizado: 13 de fev. de 2020


Lygia Bueno Fragoso

Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

 


Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /ch/

Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /ch/ com o paciente: Visual: boca entreaberta , protrusão e arredondamento dos lábios Tátil: bordas da língua encostam na face interna dos molares superiores com fricção da corrente de ar Dicas para a terapia do fonema /ch/ ficar mais interessante: 1. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /ch/ no início e meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;​​

2. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta; 3. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula para indicar onde a língua encosta; 4. Faça analogia com a produção do fonema /s/ , porém peça para o paciente retrair a língua, protruir os lábios e soprar;

5. Com um canudo entre os dentes, faça um bico e emita o som da chuva “chchchch”;

6. Com uma espátula, empurre a língua para trás e faça o som do “ch” prolongado;

7. Tente apagar uma vela emitindo o som do “ch”;

8. Use a espátula na vertical entre os incisivos superiores e inferiores e peça para o paciente repetir palavras que apresentam o fonema /ch/; 9. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /ch/ para automatização, como bingo, boliche, jogo com tabuleiro etc; 10. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com palavras que tenham o fonema /ch/;

11. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /ch/.


 

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Referências:

Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.

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