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Lygia Bueno Fragoso

Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /f/?

Atualizado: 13 de fev. de 2020


Lygia Bueno Fragoso

Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

 

Terapia Fonoaudiológica: Fonema /f/

Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /f/

Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /f/ com o paciente: Visual: Leve aproximação do lábio inferior nos dentes frontais superiores Tátil: Lábio inferior aproxima nos dentes superiores frontais Auditivo: Fricção Audível Dicas para a terapia do fonema /f/ ficar mais interessante: 1. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /f/ no início e meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;

2. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta;

3. Coloque a mão junto dos lábios e solte o som “ffffff...” e sinta o vento nas mãos; 4. Tente apagar uma vela usando a emissão prolongada do som do “ffff...”;

5. Treine exercícios de respiração para trabalhar a fricção do ar; 6. Treine propriocepção e força de lábios fazendo bico e sorriso com os lábios, espátula contra os lábios fazendo bico e manutenção do bico com os lábios por alguns segundos;



7. Use tiras de papel para mostrar o fluxo de ar que sai na produção do fonema /f/; 8. Peça para o paciente soprar e morder o lábio inferior ao mesmo tempo; 9. Cuidado para o paciente não fazer muita pressão na saída do fluxo de ar. Controle por meio de apoio visual (tiras de papel, dedo indicador do terapeuta); 10. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /f/;

11. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /f/ para automatização;

12. Use frases com “f” para falar rapidamente:

Fui à feira e falei com Fia para fazer feijão”;

13. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /f/.

 

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Referências: Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.

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