Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).
Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /j/
Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /j/ com o paciente: Visual: Boca entreaberta com lábios arredondados e pequena abertura entre os dentes. Tátil: borda da língua encosta na face interna dos molares superiores , fricção da corrente de ar e vibração na região cervical. Dicas para a terapia do fonema /j/ ficar mais interessante: 1. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /j/ no início e meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;
2. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta; 3. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula para indicar onde a língua encosta; 4. Coloque a mão na região cervical e queixo para sentir a vibração durante a produção do fonema /j/; 5. Trabalhe posteriorização e fortalecimento de lábios e língua; 6. Utilize uma espátula entre as duas arcadas dentárias na posição vertical e nos incisivos centrais e peça para o paciente dizer palavras com o fonema /j/;
7. Use trava-línguas:
“A naja egípcia gigante age e reage hoje, já.“
“Já chega de cheiro de cera suja.”
“Eu congelo a água gelada com gelo que tem selo à prova d'água.”;
8. Coloque o dedo indicador na orelha e produza o som do “ch” e do “j” e perceba a diferença;
9. Coloque um canudo entre os dentes, faça um bico e produza o som do “j” com a mão na garganta para sentir a vibração das pregas vocais;
10. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /j/ para automatização, como sequência lógica com figuras com fonema alvo;
11. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /j/;
12. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /j/.
Veja também:
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Referências: Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.