Entendendo um pouco mais sobre Disfonia Infantil
Qualquer dificuldade na produção da voz como rouquidão, cansaço ao falar, entre outras alterações quando diagnosticadas por especialistas é chamada de disfonia. Nas crianças as alterações da voz podem influenciar na sua comunicação, no seu desenvolvimento social e educacional, bem como na sua interação com outras crianças. Determinados problemas de voz podem ser tratados com terapia e o fonoaudiólogo tem papel fundamental nesse processo. O fonoaudiólogo irá orientar a família e a escola para a reeducação vocal, ajudará a criança a identificar os seus abusos vocais e promover a sua eliminação, assim como fazer exercícios que propiciem a produção da voz sem esforço e que melhor se adapta a sua personalidade. Pensando nisso, que esta planilha foi elaborada para ajudar os profissionais de fonoaudiologia e os pais no tratamento da disfonia infantil de maneira lúdica e eficiente.
1. CONSCIENTIZAÇÃO
A conscientização ajuda o paciente a ter noção sobre os conceitos da voz como : frequência, intensidade, duração e tensão.
Noção do conceito de frequência aguda e grave: Nessa etapa o terapeuta associa a frequência grave (voz grossa) com a figura da árvore grossa e a frequência aguda (voz fina) com a figura da árvore fina. Em seguida, o terapeuta deverá ler uma lista de palavras com voz grossa e voz fina e pedir para o paciente apontar a figura correspondente. Agora o paciente vê a figura e a palavra escrita e fala com voz fina (aguda) ou grossa (grave) de acordo com o desenho da árvore.
Noção do conceito de intensidade forte e fraca: Nessa etapa o terapeuta associa a intensidade forte (volume alto) com a figura da girafa maior e a intensidade fraca (volume baixo) com a figura da girafa menor. Em seguida, o terapeuta deverá ler uma lista de palavras com volume alto (forte) e volume baixo (fraco) e pedir para o paciente apontar a figura correspondente. Agora, o paciente vê a figura e a palavra escrita e fala com volume alto (forte) ou volume baixo (fraco) de acordo com o desenho das setas.
Noção do conceito de velocidade de fala: Nessa etapa o terapeuta irá mostrar as figuras para o paciente e dizer que cada uma delas está relacionada com a velocidade de fala: lento, normal e rápido. O terapeuta então irá ler a lista de palavras de acordo com o desenho correspondente e depois é a vez do paciente nomear as figuras de acordo com a orientação do desenho.
Noção do conceito de tensão na fala: Nessa etapa o terapeuta irá mostrar os desenhos para o paciente que representam a fala com tensão e relaxamento (normal). O terapeuta irá nomear algumas figuras de acordo com a figura de tensão e relaxamento para o paciente perceber as diferenças entre ambas.
2.RESPIRAÇÃO E SONS FRICATIVOS
Relaxamento: O relaxamento consiste em trabalhar a tensão na região cervical. No primeiro exercício basta rodar os ombros para frente e para trás. Os movimentos de cabeça são para os lados, para cima e para baixo e rodar a cabeça para a direita e para a esquerda.
Abrir bem a boca e fazer bocejos: No treino da respiração você pode iniciar com o paciente deitado, depois sentado e por último em pé.
Sons fricativos ssss: Peça para o paciente inspirar e soltar o ar fazendo o som do “s” prolongado e depois com pausas. Peça para o paciente inspirar e soltar o ar fazendo o som do “s” prolongado e depois com a emissão das vogais. Peça para o paciente inspirar e soltar o ar fazendo o som do “s” prolongado e depois com a emissão das palavras.
Sons fricativos zzzz: Peça para o paciente inspirar e soltar o ar fazendo o som do “z” prolongado e depois com pausas. Peça para o paciente inspirar e soltar o ar fazendo o som do “z” prolongado e depois com a emissão das vogais. Peça para o paciente inspirar e soltar o ar fazendo o som do “z” prolongado e depois com a emissão das palavras. Peça para o paciente inspirar e soltar o ar emitindo o som do z com voz fina (aguda) e voz grossa (grave). Peça para o paciente inspirar e soltar o ar emitindo o som do “z” e do “s” alternadamente.
3. EXERCÍCIOS DE VOZ
Os exercícios de voz podem ser trabalhados pelo terapeuta e ensinados para os pais ou responsáveis fazerem em casa. Você pode imprimir as páginas para fazer em terapia e para o paciente fazer em casa. Há vários tipos de exercícios para você escolher e fazer de acordo com a demanda de cada paciente. Não é necessário digitar, apenas acompanhar os exercícios e as orientações de cada um deles e passar para o paciente de acordo com a sua demanda.
Vibração de lábios e língua: Treine o som da moto vibrando os lábios e a língua. Faça o som da moto vibrando de forma contínua os lábios ou a língua. Faça vibração de lábios e língua com a frequência aguda (fina), como se estivesse subindo de moto no morro. Faça vibração de lábios e língua com a frequência grave (grossa), como se estivesse descendo de moto no morro. Faça a vibração de lábios e língua subindo e descendo com a frequência grave e aguda.
Humming: Faça o som da vaca "hummm...." . Esse som pode ser produzido quando finge que vai "bocejar" com os lábios fechados, o céu da boca lá trás e com a boca abrindo o máximo interiormente. Faça o som da vaca "hummm...." de forma contínua como se a vaca andasse em linha reta pelo pasto! Faça o som da vaca "hummm...." com o a frequência aguda (voz fina) e com a frequência grave (voz grossa); Faça o som da vaca "hummm...." como se estivesse mastigando algo com a boca fechada. Faça o som da vaca "hummm...." junto com as vogais e com as sílabas ma, me, mi, mo e mu; Faça o som da vaca "hummm...." com estalo de língua como faz o cavalo ao andar.
Escala Musical: Emitir sons ascendente (agudo) e descendente (grave) de forma contínua semelhante a escala das notas musicais com diversos sons (nasais, vibrantes, vogais etc..) Glissando: Emitir a vogal i (agudo) e u (grave). Imagine que o menino está pulando a corda e quando a corda sobe é o i (agudo/subindo) e quando a corda desce é o u (grave/descendo). Imagine a menina pulando em cima da bola. Quando a menina sobe com a bola emita o som da vogal /i/ aguda e quando a menina desce da bola emita o som da vogal /u/ grave.
Mastigando: Faça que está mastigando com os lábios fechados. Faça que está mastigando e fale palavras com sons nasais.
Hipernasalidade: Mostre para o paciente as duas figuras: nariz e boca. Fale um grupo de palavras com sons orais e nasais e mostre a figura da boca ou do nariz.
“B” Prolongado: Emita o som do hummm e depois do "b" bem comprido junto com as vogais. Coloque a mão no pescoço e sinta o movimento para baixo.
4. ATIVIDADES
TRILHA CAÇA AO TESOURO: Nessa atividade você irá imprimir a tela e precisará de dois objetos para representar os participantes e um dado. A cada jogada o participante moverá o objeto que o representa e ao parar em algum desenho deverá fazer a sua atividade correspondente. Após as jogadas o terapeuta também poderá fazer os exercícios ao apontar os desenhos para o paciente.
LIGAR CADA DESENHO A SUA FAMÍLIA: O paciente deverá ligar os desenhos em comum! É possível ligar clicando na seta e segurando com mouse até o seu desenho correspondente ou imprimir e fazer a ligação com lápis. DESCUBRA A FRASE: Nessa atividade o paciente tenta descobrir a frase. O terapeuta ajuda caso o paciente ainda não seja alfabetizado e o mesmo fala o nome dos desenhos que são mostrados na frase. Cada frase envolve um exercício vocal para ser realizado. 5. QUADRO CONTROLE E REFORÇO No quadro controle os pais ou responsáveis irão digitar o mês e marcar um “x” no dia que o paciente fizer algum tipo de abuso vocal. Você pode digitar, como também imprimir a página para mostrar para o paciente. Foram colocadas 5 semanas, porque alguns meses do ano tem 5 semanas. No quadro reforço a cada semana que o paciente não cometer abuso vocal você vai andar com a coroa na direção do castelo. Você pode pegar a imagem da coroa e colar em cada pegada ou imprimir e colar em cada pegada até chegar ao castelo.
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