Quando pensamos em reformar um imóvel, seja ele um apartamento, uma casa, um escritório, um consultório ou mesmo uma sala comercial, surgem muitas dúvidas em como começar esse processo. Essa é uma tarefa trabalhosa, porém muito gratificante quando é finalizada de acordo com o que foi planejado. Para isso, é importante ter todo controle em uma planilha.
O primeiro passo para iniciar a reforma é contratar um arquiteto ou designer para fazer o projeto. Faça uma pesquisa, com pelo menos três fornecedores, para verificar qual deles apresenta o melhor custo benefício e segurança para projetar a sua reforma. Com o projeto, é possível ver em uma escala menor o imóvel que será reformado para verificar a viabilidade e planejar as alterações estruturais, o revestimento, o piso, os armários planejados, a iluminação, pias, bancadas, entre outros itens. É importante obter, também, um projeto tridimensional, pois facilita a visualização dos itens reformados e garante mais segurança e satisfação após o seu término.
Após o projeto, inicia a fase mais importante desse processo: a escolha dos fornecedores e custos. É fundamental, com o projeto em mãos, que seja feito um orçamento de todos os itens que serão reformados. É claro que você não conseguirá estabelecer todos os custos antes de iniciar a obra, porém já terá uma noção dos valores e se planejar para possíveis surpresas que possam aparecer nesse processo. Com um valor aproximado dos custos da obra, é possível planejar e evitar que a obra seja paralisada por falta de recursos.
Visto que os custos da obra estão dentro do previsto com folga, em função do que pode ocorrer fora do orçamento, agora é o momento de contratar os profissionais qualificados.É possível optar por uma empresa que realiza a obra por empreitada ou você mesmo contratar todos os profissionais separadamente. Essa última opção, geralmente, é a mais barata, porém tende a ser mais trabalhosa porque você deve controlar toda a equipe. Já a empresa que realiza a obra por empreitada, é mais custosa, mas não há preocupação quanto ao trabalho realizado porque a responsabilidade é da empresa contratada. É preciso ter o controle em uma planilha!
Definidos os profissionais, a obra inicia com a demolição dos itens antigos do imóvel, tais como: revestimento, piso, parede, luminária, e outros. Nessa etapa, evite acumular todo o material demolido em um único ponto e prefira espalhar os sacos de resíduos em diversos locais dentro do apartamento, a fim de evitar danos na sua estrutura. No caso de residência, essa preocupação não é tão necessária. O descarte dos entulhos deve ser realizado em locais adequados e apropriados. Para isso, faz-se necessário a contratação de caçambas. Em alguns programas de recuperação ambiental, esse entulho pode ser reaproveitado e reciclado. Nunca jogue o entulho na calçada do vizinho ou em local inapropriado, pois, além da multa que corre risco, você pode estar poluindo o meio ambiente.
Feito isso, a reforma começa com a ajuda de um eletricista para definir os novos pontos de tomada e iluminação. É nessa fase que são previstas as passagens de tubulação seca, que são os conduítes para os novos pontos de tomada e iluminação, que serão interligados e levados ao quadro de distribuição.
Depois do eletricista, avalie com um bombeiro as alterações para os novos pontos hidráulicos, como instalação de pontos de água, chuveiro e outros por meio de um encanador. O encanador e o eletricista são fundamentais para definir esses pontos de água e tomada antes de iniciar a colocação dos revestimentos e acabamentos. Nessas mudanças vão surgir os chamados “rasgos” na parede que posteriormente deverão ser fechados por um pedreiro.
Com os pontos de iluminação definidos nos conduítes, inicia a construção do forro de gesso. O gesso são placas sustentadas por uma infraestrutura de alumínio que dão todo o charme para o seu imóvel. O gesseiro prepara todos os detalhes da iluminação, as tabicas, aberturas das sancas e o cortineiro.
A instalação de bancadas de mármores, granito, que são as mais usadas, vem logo em seguida. É aconselhada que as pias e bancadas sejam instaladas diretamente nas paredes para se obter mais segurança. Normalmente, essas bancadas e pias demoram para serem confeccionadas porque é um trabalho manual, que exige muito cuidado para que fique perfeito. Depois vem a primeira demão de pintura, os revestimentos e a colocação do piso. É fundamental nivelar o piso antes de inserir o novo.
Com o fim da instalação do gesso e a primeira demão de tinta, começa a instalação das luminárias com o eletricista e é feita uma segunda demão de tinta. Após essa fase, é necessário limpar a obra e começar os serviços de marcenaria e móveis planejados. Esse é o momento em que a obra está limpa e pronta para receber os móveis planejados e todos os itens para você usar no seu imóvel.
Após a entrega da obra, lembre-se de mudar a fechadura da porta por questões de segurança, uma vez que a chave, geralmente, passa na mão de muitas pessoas. Uma reforma exige muitas atividades para fazer, mas ao final tudo vale a pena com profissionais sérios e materiais de qualidade.
Se você pretende fazer a reforma de sua casa ou apartamento, temos uma planilha ideal para você!
Comentarios